quarta-feira, 28 de abril de 2010
Visita de Estudo ao Pavilhão da Água
No âmbito da disciplina de Área de Projecto, e de modo a cumprir a calendarização realizada pelo grupo ETAR, realizámos um dos nossos objectivos: visitar o Pavilhão da Água, no Porto. Inicialmente, no pavilhão, visualizamos um filme cujo objectivo foi mostrar-nos o quão importante é a água e as consequências da sua poluição. Seguidamente, dirigimo-nos a um laboratório onde nos falaram das características que a água deveria possuir para que fosse própria para consumo e também um modo de observarmos se esta tem, ou não, bactérias na sua constituição.
Depois, ainda vimos uma série de experiências interessantes onde a água intervém, desde a sua força para impulsionar um gerador, para produzir música, a simulação de um tornado, as evidências de um rio poluído ou limpo através da observação de seres vivos característicos de ambientes poluídos ou ambientes limpos, e mais experiências não tão relacionadas directamente com o nosso tema, mas relacionadas com um dos nossos bens mais preciosos: a água.
Esta visita foi muito interessante e divertida para nós, visto que consideramos que, tal como nós, os nossos ncolegas gostaram e participaram também em diversas experiências.
Como tal, concluímos que o nosso objectivo foi concretizado de uma maneira muito original através desta visita ao Pavilhão da Água.
Conferência CAVA "Os jovens e o Ambiente"
No dia 10/03/2010 às 10h da manhã,foi realizada uma Conferência escolar pelo CAVA(Clube de Amigos de Vieira) em parceria com os grupos de Área de Projecto do 12º ano,ETAR e Tecnováveis.
O seu tema central assentou sobre uma temática pertinente que é uma questão de presente, com uma causa de futuro: “Os jovens e o ambiente”. Assim, o orador, convidado Engenheiro Tito Rosa, presidente do ICNB (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) expôs várias situações perante o auditório a que se dirigia e tentou relacioná-las com ele, demonstrando o importante papel que o ambiente desempenha na vida dos jovens, bem como nas gerações futuras.
Durante a conferência existiu ainda, um momento relativo aos grupos intervenientes, de modo a apresentar os seus projectos.
Após a realização da conferência, o grupo ETAR pensa certamente, poder afirmar que esta foi bastante positiva, não só pelo facto de ser uma mais valia para o grupo dado que lhe permitiu divulgar os seus projectos e atribuir-lhe um certo protagonismo, mas também porque enriqueceu os conhecimentos dos espectadores presentes.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)